quinta-feira, 3 de março de 2011

Retrospectiva temática - 2010

Olhando para o caminho trilhado em nossas conversas no grupo, às terças-feiras, percebi que nossa caminhada percorreu os seguintes tijolos amarelos:

Texto1 – A roda dos expostos e a criança abandonada na história do Brasil (1726-1950) de Maria Luiza Marcílio do Livro: História Social da Infância no Brasil - Marcos Cezar de Freitas (Org.)

Texto 2 – Infância de papel e tinta de Marisa Lajolo do Livro: História Social da Infância no Brasil - Marcos Cezar de Freitas (Org.)

Texto 3 – O jogo e o brinquedo na escola do livro Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Santa Marli Pires (Org.)

Texto 4 - O lúdico na terceira idade do Livro: Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Santa Marli Pires (Org.)

Texto 5 – Que possibilidades tem as brincadeiras? do Livro: Brinquedo e Cultura - Gilles Brougére

Livro 6: Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos - Santa Marli Pires (Org.)

Texto 7: A linguagem audiovisual enquanto recurso lúdico na alfabetização, de autoria das professoras Fabíola Andrade e Arinalda Locatelli.

Livro 8: O cotidiano da criança livre no Brasil entre a colônia e o império In: História das Crianças no Brasil - Mary Del Priore (Org.)

Texto 9: Como usar o cinema na sala de aula do Marcos Napolitano.

Texto 10: Letramento no Brasil: alguns resultados no indicador nacional de alfabetismo funcional.

Texto 11: O papel do brinquedo no desenvolvimento, do livro Formação Social da Mente de L. Vygotski.

Além dos textos, degustando algumas obras cinematográficas:

Filme: O pequeno príncipe
Filme: Coração de tinta
Filme: A voz do Coração
Filme: O menino do pijama listrado

Muito aprendemos e discutimos. Conseguimos responder algumas perguntas, outras não. E acabamos elaborando novas questões, que nos impulsionarão a continuar trilhando o caminho do País das Maravilhas em busca de aprendizados sobre Linguagem, Infância, Docência e Terceira Idade.

Um comentário:

  1. uma das melhores coisas que me aconteceu nestes meus ultimos periodos de curso foi conhecer esse maravilhoso grupo! e eu agradeço a ele demais!!! rs, mas isso é só o começo, o ano ta só começando pra gente e ainda temos muitas estradas para trilhar.. bjao!!!

    ResponderExcluir