terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Além do Quadro Negro

Grupo de Estudo

No dia 04 de Novembro de 2011 tivemos mais um encontro do grupo Neil, núcleo de estudo de infância e linguagens desta vez com a exibição do filme Além do Quadro Negro, tendo como coordenadora do debate Arinalda Locatelli.

O Filme é baseado em uma história real, e conta a trajetória de uma professora iniciante, que após superar seus medos e preconceitos, faz a diferença na vida de crianças sem teto, onde exige além de habilidade, muito amor e dedicação.

O Filme começa com a jovem professora, chamada Stacey Bess, mãe de duas crianças e que pouco depois de começar a dar aula descobre estar novamente grávida, encara a vaga de professora temporária da escola de abrigo, que é, na verdade,uma sala de aula improvisada para atender crianças sem lar que são impedidas de se matricularem na escola regular.

Crianças com fome e com idades diferentes, falta de livros, de mesas e demais materiais básicos, barulho de trem e condições insalubres são dificuldades enfrentadas pela professora, além das diversas tentativas em sensibilizar uma autoridade para a necessidade de intervenção.

Obviamente não é com ações independentes com o a da professora desse filme que a situação da educação básica será revertida, mas é impossível não aprovar a sua atitude. E quase impossível também, não refletir sobre situação de muitas crianças no nosso país, sobre as escolas em condições semelhantes á de escola de abrigo. Quantas crianças estudam em escolas pequenas, de péssima infra-estrutura e outras tantas vão a escolas sem qualquer tipo de alimentação.

Após o filme o professora Arinalda Locatelli, debate com o grupo os principais temas contido no filme, como a perseverança que teve em mesmo em condições difíceis não desistir, a humildade que ela teve em ajudar as crianças que precisava a paciência em que teve em procurar fazer o melhor para todos e o sempre estava presente e acima de tudo o amor e carinho a qual passou aos alunos, mais tudo isso aconteceu devido ao apoio de seu marido que sempre esteve presente ao seu lado, não só nos momentos fáceis, mas também nos difícil que enfrentou, pois acredito que todos que assistir ao filme vai se emocionar com uma grande lição de vida que é como é bom ajudar o próximo, onde retrata principalmente à relação entre professor e aluno, que sempre é difícil essa relação em nosso País, e se cada professor fizer um pouco que essa professora fez,vamos ter uma melhor educação e o mundo melhor para se viver.

Bolsista: Joelson Rocha de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário