quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Reunião de avaliação das ações do grupo de pesquisa em 2012


             O grupo de estudo da linha Infância, Linguagem e Docência, ligado ao NEIL realizou, no dia 18 de dezembro de 2012, seu último encontro do ano. Na ocasião fez-se uma avaliação das ações planejadas e desenvolvidas pelo grupo, procurando perceber avanços e limites, perspectivando os próximos passos. E por estar próxima as festividades natalinas, ocorreu um momento de confraternização por meio da realização de um amigo secreto entre os membros participantes.

                No ano de 2012 o grupo realizou cinco encontros para estudo de textos e obras fílmicas: A leitura dos quadrinhos; A criança e o Direito pela Educ. Infantil: discursos, avanços e retrocessos; Infância, memória e cinema: nas imagens das origens, a origem da imagem; A árvore dos tamancos (filme).

                Além das abordagens textuais o grupo experenciou a participação em rodas de conversa com a presença de professores convidados e o intercâmbio com discentes que participam de outros projetos do Campus de Tocantinópolis. E neste sentido foram realizadas duas rodas sobre as seguintes temáticas: A literatura infanto-juvenil e suas possibilidades para o trabalho docente, com o professor André Teixeira Cordeiro e A relação pesquisa e ensino para a formação docente, com o professor Cleomar Locatelli. Uma terceira roda de conversa sobre Arte e educação, bem como outras ações, não ocorreram devido à greve docente que paralisou todas as atividades da Universidade por quatro meses.

                De acordo com as avaliações, 2012 teve aspectos positivos para o grupo, mas revelou alguns aspectos que precisam ser repensados. Assim, perspectivou-se como metas para 2013, para o grupo de estudo:
·         dar sequência as rodas de conversa pensando numa maior abrangência do público participante;
·         ampliar a participação em eventos e elaboração de textos que possam ser publicados;
·         organizar o planejamento com base em temáticas foco de pesquisas a serem desenvolvidas pelos membros do grupo;
·         construir o material pedagógico com base no acervo fílmico do Projeto Cineclubinho, ação que se propõe unir pesquisa e extensão;





              

Um comentário: