terça-feira, 14 de setembro de 2010

A hora da geração digita l!!!!!




"É provável que você  conheça alguém entre onze e trinta anos de idade que faz cinco coisas ao mesmo tempo: troca mensagens de texto, baixa músicas, faz upload de vídeos, assiste a um filme em um tela de duas polegadas e navega pelo Orkut, Facebook, MySpace ou Twitter. Ele faz parte da primeira geraçãoque cresceu nun ambiente digital - um fenômeno cultural global que veiopara ficar.
Uma investigação fascinante deste universo, A hora da geração digital tem como ponto de partida uma pesquisa de quatro milhões de dólares. O autor, Don Tapscott, entrevistou cerca de dez mul jovens e, no lugar de um bando de gente grudada nas mais  variadas telas, com pouca capacidade de concentração e sem habilidades sociais, ele descobriu uma comunidade que desenvolveu novas formas de pensar, interagir, trabalhar e socializar.
Com base em suas descobertas, e numa linguagem ágil e acessível, o autor revela neste livro:
  • Como o cérebro da Geração Internet processa informações;
  • Sete maneiras de atrair e mobilizar jovens talentos;
  • sete diretrizes para que os educadores utilizem o potencial da Geração Internet;
  • Como criar os filhos 2.0: não há lugar como o novo lar;
  • Como os jovens e a internet  estão transformando a democracia.
Se você entender a Geração Internet, entenderá o futuro. Don Tapscott torna isso possível."
Gostou do resumo? E da linguagem do texto? Pois o livro caminha nesta delícia de texto!!!!
eu estou lendo este livro e recomendo!!!!


TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
Fica aqui minha dica!!!!
Mônica Rocha

2 comentários:

  1. Mônica,
    Legal sua dica, especialmente que hoje discutimos na reunião do grupo de pesquisa o tema "A linguagem audiovisual como um recurso lúdico na alfabetização". Percebemos que trata-se de uma questão atual e relevante que não podemos negar, no entanto, é preciso considerar nas discussões as questões objetivas que fazem toda a diferença no cotidiano de crianças, adolescentes e adultos, mesmo daqueles que conforme você me falou, são os nativos digitais e não migrantes, como eu e você. Esta temática tem muito a ser explorada. Obrigada pela indicaçao.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana. Tocou-me bastante esta temática e principalmente o livro, quero dar um jeitinho de encontrá-lo, se puderes me emprestar depois de lê-lo, agradecerei.
    Bem, esse livro, pelo resumo que passaste, conversa diretamente, como disse Arinalda, com o trabalho desenvolvido pelo cineclubinho e brinquedioteca, além de subsidiar também as discussões do grupo de estudo acerca da temática. Outra coisa interessante é que vivenciamos isso em todo lugar, digo por mim que sou dessa geração mas também faço parte da antiga,quer dizer passeio pelas duas,pois meu processo de alfabetização não trabalhava as mídias assim diretamente,o modelo tradicional...
    E agora com o advento e desenvolvimento das TIC e das NTIC,como estudamos na disciplina Educação e suas tecnologias, mininstrada pelo professor Nataniel,esse assunto torna-se cada vez mais sério. Em que medidas as mídias agem na formação de pensamento? E as instituições escolares, como lidam com isso? E os pais,connhecem e acompanham seus filhos? Como olhar as TIC além do espetáculo? enfim, várias questões permeiam essa discussão.
    Indico um livro que também estou lendo, O que é mídia-educação, de Maria Luiza Belloni.
    abraços,
    Rita de Cásssia C. Vidal

    ResponderExcluir