terça-feira, 17 de abril de 2012

A linguagem Audiovisual Enquanto Recurso Lúdico na Alfabetização: Relatório


No dia 14/09/2010 nos reunimos para comentar o trabalho em Miracema, onde o tema é “A linguagem Audiovisual Enquanto Recurso Lúdico na Alfabetização” apresentado por: Arinalda Silva Locatelli e Fabíola Pereira se Andrade.

Esse trabalho desenvolvido tinha a intenção de contagiar os colegas da Universidade, pois foi desenvolvido através das disciplinas: Metodologia do Trabalho em Educação Infantil e, Alfabetização e Letramento no ano de 2009.2°. sendo que as duas disciplinas fazem parte do núcleo do estudo básico do curso de pedagogia.

O trabalho fala do Projeto Cineclubinho, onde o objetivo maior é o de promover as crianças tocantinópolinas o áudio visual como agente de desenvolvimento cultural e social. O projeto nasceu no campus de Tocantinópolis, com parceria do Cineclube no ano de 2009.

A professora Fabíola diz que “A Universidade deve ter ensino, pesquisa e extensão”. Pois, para ela trabalhar com o cinema na sala de aula ajuda a reencontrar a cultura, onde o cinema traz além da estética, o lazer, a ideologia e valores sociais. (Napolitano, 2003, p.11), esta citação nos diz que é a realidade esta longe de obtermos, mas o quanto é importante o recurso lúdico na educação infantil. Segundo o aluno Ravel, um dos integrantes do grupo: “é necessário levar em conta a realidade dos alunos, o que nem sempre acontece”.    

Este projeto do Cineclubinho lançou seu olhar a dois aspectos fundamentais: a ludicidade e o processo de alfabetização (pesquisa e ensino) sendo dois temas importantes, mas que precisa de atenção.

Segundo a professora Arinalda fala “ A teoria não é algo morto, e algo dialético, pois não é só à criança que deve ter o direito de brincar, mas também os idosos, que obtemos como exemplo a Universidade da Maturidade. Com o Cineclubinho, a criança vai está aprendendo, dentro de um lugar poderoso. Mas para que possa acontecer uma educação lúdica é necessário recuperar o verdadeiro sentido da palavra “escola” um lugar de alegria, prazer intelectual e satisfação”.

Para concluir citarei uma frase muito citada pela professora Fabíola:

“A Alegria não chega apenas do encontro do achar, mas parte do processo da busca”. (Paulo Freire, 1996, p.160). 

Aluna: Valéria Alves Dias.
Bolsista: Cineclubinho (UFTOCA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário