segunda-feira, 23 de abril de 2012

UM DEBATE SOBRE INFANCIA E LUDICIDAE: A importância da brinquedoteca em seus diversos contextos


No segundo encontro, do dia 24 de agosto de 2010, foi proposta a discussão de textos do livro: “Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos”, tendo como organizadora Santa Marli Pires dos Santos.

A princípio, a discussão foi iniciada por duas acadêmicas, Leidiane e Geizilene, no qual ficaram responsáveis pelo texto. Já de início, durante à apresentação deste, muitas questões foram surgindo e provocando uma boa altercação entre o grupo, em que o principal foco era falar das várias experiências da brinquedoteca em seus distintos contextos.

Santos (1997) vêm dizer-nos sobre a importância da brinquedoteca, e ainda como ela deve ser vista dentro da universidade. Ela e outros autores dessa linha de pensamento nos explicam que a brinquedoteca está totalmente ligada ao ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, esses fatores nos dão fundamentos para que tenhamos uma melhor formação acadêmica, obtendo experiências e compreendendo o universo lúdico, valorizando a importância do desenvolvimento infantil.

Em relação à discussão, creio que cada novo encontro que temos no grupo de estudos surgem novas visões e principalmente, acerca da valorização da brinquedoteca. Muitos pensam que a brinquedoteca é somente um espaço/sala com brinquedos, mas ela significa muito mais que uma simples sala decorada e confeccionada de materiais e brinquedos. Ter um espaço como esse (uma brinquedoteca), independente de qual seja o contexto, significa ter uma diferente postura diante da educação, proporcionando assim mudanças e acreditando no lúdico como uma estratégia do desenvolvimento infantil, pois a brinquedoteca proporciona à criança o desenvolvimento através de jogos e brincadeiras, assim, ao mesmo tempo que a criança está brincando ela também está aprendendo.

A brinquedoteca é,

“[...] um espaço alegre, colorido, diferente e desafiante, onde a criança realmente possa brincar e brincando possa desenvolver uma autonomia, criatividade, iniciativa, senso crítico e responsabilidade tornando-se pessoa, cultivando sua auto-estima e desenvolvendo um autoconceito positivo.” (Santos 1997).


O texto nos direcionou a uma boa discussão, com participação e depoimento dos alunos sobre o assunto. É interessante que o texto vem  mostrar que a brinquedoteca pode ser instalada em outros locais que não seja somente em universidades e escolas, mas em hospitais, comunidades ou bairros que não só tenha a participação das crianças em si, mas que jovens e adultos façam parte da brinquedoteca, na luz de que possam está refletindo sobre suas práticas e familiarizando-se com outras pessoas de forma harmônica. Neste sentido, a ludicidade estará sempre presente, que, em geral, não significa ser somente “coisa de criança”, mas que faz parte de um todo.

Geralmente os textos curtos discutidos, mostram várias visões e possibilidades diversificadas de si criar uma brinquedoteca, dessa forma, os textos já trazem alguns projetos elaborados, que certamente foram executados e viabilizam implantações e suporte a uma brinquedoteca, mostrando-nos, portanto, a importância da existência da mesma para educação. Sendo assim, seria necessário inserir nesses ambientes, de vários contextos diferentes, profissionais da educação que preferencialmente tenham afinidades com a questão e que possuam uma formação nesta área , sabendo da importância do brincar, do que é infância, que goste de brincar, cantar e se relacionar com esses indivíduos, de modo geral  seria esse o papel do brinquedista.

Em suma, esses projetos apresentados, nos deram luz para melhorarmos a qualidade do laboratório e brinquedoteca Mario de Andrade no campus de tocantinópolis-To (UFT), que nos trouxe inúmeros desafios a serem encarados e enfrentados com seriedade, portanto a brinquedoteca é um local onde deve prevalecer o desenvolvimento das atividades lúdicas e a valorização do ato de brincar.

 Aluno: Alexsandro Santos

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