domingo, 27 de maio de 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR

   
A data foi instituída pela Unesco e conta com a participação de centenas de cidades dos cinco continentes. O objetivo é resgatar e incentivar o brincar na infância e trazer a reflexão sobre a importância da brincadeira como momento da criação cultural e humana por excelência, e também no desenvolvimento infantil. Durante o Dia Internacional do Brincar ou mesmo durante a Semana Mundial do Brincar, as famílias podem se mobilizar para conhecerem os espaços de brincar do seu município, realizar encontros entre gerações para resgatar as brincadeiras e brinquedos antigos, construir brinquedos com seus filhos, entre outras atividades. O importante é brincar.  

No último sábado, dia 26 de maio, comemoramos esta data, com a presença de 35 crianças de nossa comunidade Tocantinopolina, que após assistirem ao filme "As aventuras do Mate", soltaram toda sua energia curtindo brincadeiras como: coelhinho sai da toca,mímica,corrida do ovo na colher, atravessar o rio, bom barquinho, pular corda, brincadeira de roda. O prof. André também encantou as crianças contando histórias infantis.

E após o gasto de várias calorias foi servido um gostoso lanche.



A comemoração foi organizado pela Brinquedoteca Mário de Andrade e o Cineclubinho UFToca e contou com o apoio de alguns alunos do 4º período do curso de Pedagogia.

Foi um momento mágico, para adultos e crianças, traduzindo bem a afirmativa de Adriana Friedmann, quando menciona que espaços como estes são para “aqueles que acreditam na infância, o cantinho da nossa vida que volta à lembrança através do brincar. Por que o brincar transforma”. E olha que vários adultos voltaram aos tempos de criança.




Agradecemos aos pais, crianças e equipe de organização pela divertida noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário