A
reunião do grupo de estudos se deu no dia 25/05/2011, aonde os alunos
Alexsandro e Allyne compartilharam conosco sobre o livro “Homo Ludens –
Filosofia”. A professora Arinalda falou que esse livro é filosófico. O autor é
holandês e que o livro fala sobre o homem lúdico, sobre o jogo e a noção de
jogo.
Alexsandro
falou que é essencial ter um dicionário para auxiliar na leitura, para que
assim possamos entender-la melhor. O jogo tem diversas concepções. No inicio do
livro o autor dá a definição de jogo, porque cada língua tem uma definição
diferente de jogo. Entre todos os povos existe vários tipos de jogos, que são
vistos de diversas maneiras. O jogo faz parte da vida do ser humano, bem como
possuir em si diversas temáticas.
O
jogo tem diversas categorias. A professora Arinalda explicou que o jogo é usado
para designar alguma coisa. E que este é visto de diversas maneira dependendo
do contexto. Allyne leu que o jogo foi encarnado como algo divino. Alexsandro
explicou que o sufixo “inda” refere-se ao brincar infantil. A língua grega usa
três modos de falar sobre o jogo. O fato de usar raídia com acento é um
acontecimento onde o adulto pode brincar.
A
criança sempre quer brincar, sempre esta alegre. A professora Arinalda falou
que os gregos viam o jogo de uma maneira diferente. Os jogos eram competições,
que podem ter função de algum ritual. E a palavra jogo é usada com varias
designações, não necessariamente jogo de brincar. Na concepção chinesa o fato
de você esta no lugar onde o jogo esta realizado, indica que você também esta
jogando, ou seja, a concepção de jogo muda de país para país.
Allyne
coloca que os jogos de azar fazem parte de uma questão de luta. Alexasandro
fala que para os japoneses a vida é como se fosse um jogo. A professora
Arinalda disse que a pessoa age por capricho, por prazer e isso é um jogo.
Alexsandro
disse que “ludus” no latim tem haver com jogo no geral. “Ludus” se tornou
referencia para varias línguas. E o autor usa vários textos da bíblia para
falar sobre jogo.
Os
gladiadores são um exemplo de jogo mortal, onde a multidão participava com
euforia. Os instrumentos musicais, bem como a melodia de uma música faz parte do
jogo também. Allyne falou sobre o jogo da conquista, e os jogos do amor, e
Jaqueline encera falando que a criança aprende brincando.
Aluna:
Elisabete Marques Henrique dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário