terça-feira, 22 de maio de 2012

Homo Ludens – Filosofia


A reunião do grupo de estudos se deu no dia 25/05/2011, aonde os alunos Alexsandro e Allyne compartilharam conosco sobre o livro “Homo Ludens – Filosofia”. A professora Arinalda falou que esse livro é filosófico. O autor é holandês e que o livro fala sobre o homem lúdico, sobre o jogo e a noção de jogo.

Alexsandro falou que é essencial ter um dicionário para auxiliar na leitura, para que assim possamos entender-la melhor. O jogo tem diversas concepções. No inicio do livro o autor dá a definição de jogo, porque cada língua tem uma definição diferente de jogo. Entre todos os povos existe vários tipos de jogos, que são vistos de diversas maneiras. O jogo faz parte da vida do ser humano, bem como possuir em si diversas temáticas.

O jogo tem diversas categorias. A professora Arinalda explicou que o jogo é usado para designar alguma coisa. E que este é visto de diversas maneira dependendo do contexto. Allyne leu que o jogo foi encarnado como algo divino. Alexsandro explicou que o sufixo “inda” refere-se ao brincar infantil. A língua grega usa três modos de falar sobre o jogo. O fato de usar raídia com acento é um acontecimento onde o adulto pode brincar.

A criança sempre quer brincar, sempre esta alegre. A professora Arinalda falou que os gregos viam o jogo de uma maneira diferente. Os jogos eram competições, que podem ter função de algum ritual. E a palavra jogo é usada com varias designações, não necessariamente jogo de brincar. Na concepção chinesa o fato de você esta no lugar onde o jogo esta realizado, indica que você também esta jogando, ou seja, a concepção de jogo muda de país para país.

Allyne coloca que os jogos de azar fazem parte de uma questão de luta. Alexasandro fala que para os japoneses a vida é como se fosse um jogo. A professora Arinalda disse que a pessoa age por capricho, por prazer e isso é um jogo.

Alexsandro disse que “ludus” no latim tem haver com jogo no geral. “Ludus” se tornou referencia para varias línguas. E o autor usa vários textos da bíblia para falar sobre jogo.
Os gladiadores são um exemplo de jogo mortal, onde a multidão participava com euforia. Os instrumentos musicais, bem como a melodia de uma música faz parte do jogo também. Allyne falou sobre o jogo da conquista, e os jogos do amor, e Jaqueline encera falando que a criança aprende brincando.

Aluna: Elisabete Marques Henrique dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário